Exposição virtual: Campanha de Preservação do Acervo
A Campanha de Preservação do Acervo – “Os Vilões que atacam o acervo das Bibliotecas da UFMS” do Sistema de Bibliotecas da UFMS tem o objetivo de conscientizar os usuários sobre os cuidados que todos devemos ter com os livros.
Desenvolvida em 2018 pela Diretoria de Bibliotecas e com o projeto gráfico realizado pela Agência de Comunicação Social e Científica (AGECOM/UFMS), a Campanha contou com o processo criativo do então aluno do curso de Artes Virtuais da UFMS, Jodri Aquino, que utilizou a Biblioteca Central como plano de fundo para suas ilustrações.
As ilustrações descontraídas dão vida à vilões que retratam situações inadequadas praticadas com os livros. Estas situações podem até mesmo levar ao descarte do material, pois dependendo do grau de danificação, não é possível recuperar ou restaurar o livro.
Conheça mais sobre “Os Vilões que atacam o acervo das Bibliotecas da UFMS” e ajude a preservar o acervo bibliográfico da nossa Instituição:
O CAPITÃO RABISCUS
Este vilão tem um sentimento grande de posse. Acredita que todo livro da Biblioteca é seu, rabisca e sublinha partes do texto, principalmente com canetas coloridas. É um vilão que tende a angariar vários comparsas, destruindo o livro.
O GENERAL CÁLCULUS
Este vilão quer resolver os enigmas do mundo. As equações do dia-a-dia. Resolve todas as questões apresentadas nos livros, rabiscando e prejudicando a aprendizagem de outros leitores.
O AQUATICUM
Este vilão é cercado de líquidos por todos os lados e na hora da leitura não é diferente. Derruba nos livros: água, café, refrigerante, leite, todo o líquido capaz de atrair insetos, colar as páginas e borrar o texto. Seu ajudante é o TURRÃO que faz o livro de guarda-chuva, parece feito de açúcar, pois ao se molhar, derrete.
O RASGA TUDO
Este vilão é como fã de novela, não pode perder um capítulo. Ele rasga o capítulo do livro deixando o livro impróprio para uso. Diz a lenda que ele rasga os capítulos que cairão na prova.
O NÃO DEVOLVO NÃO
Este vilão não aceita regras. Empresta o livro que vai cair na prova e não devolve, mesmo com reserva. As pesquisas recentes apontam este vilão como um ser birrento que não respeita a coletividade.
O SENHOR COMILANÇA
Este vilão não consegue se controlar e sente uma fome insaciável. Se alimenta durante a leitura e derruba restos de comida entre as páginas do livro, atraindo insetos que certamente danificarão o material.
O ESCONDE-ESCONDE
Este vilão quer o livro só para ele, principalmente no período de provas. Esconde o livro em estantes que nem o próprio consegue lembrar, desorganizando o acervo.
O CAÇA-PALAVRAS
Este vilão é viciado em passatempo, tanto que caça-palavras alternativas no livro. Com suas palavras circuladas influencia e atrapalha a leitura.
O BABA MORTAL
Este vilão não consegue ficar acordado e faz o livro de travesseiro. No estágio do sono profundo chega a babar e é o responsável por danificar a encadernação do livro. É parente do POUPANÇA MORTAL que adora fazer o livro de assento.
O ETERNO ROMÂNTICO
Este vilão vive a procura de um grande amor e faz o livro de correio elegante. Deixa recadinhos e poemas românticos nas páginas do livro na esperança de encontrar sua cara metade. Todos torcem por ele, mas desaprovam o uso dos livros para esta finalidade.
O LAMBE-LAMBE
Este vilão usa a própria saliva para folhear o livro. Além de estragar as folhas e até criar orelhas nas páginas sofre de indigestão constante provocada por diferentes tipos de microorganismos.
O LOMBADA
Este vilão retira o livro da estante pela parte superior da lombada danificando a encadernação. Depois de danificar o livro fica sem graça e tenta esconder o livro, tendo como seu principal comparsa o vilão ESCONDE-ESCONDE.
A DONA COLANTE
Esta vilã quer destacar tudo o que acha importante na leitura, mas seu excesso de adesivos coloridos alteram o pH do papel danificando as páginas.